Nunca é tarde para ceder o ‘sim’. Atualmente agora em uma a cada 20 casamentos, ao menos um dos noivos ultrapassou a barreira dos sessenta anos. Dez anos atrás, eu tinha que ver em cinquenta e sete hiperlinks para achar um namorado bem maior. O salto quantitativo de noivos pela terceira idade não tem passado despercebido para os especialistas da sociologia da família. O professor Gerardo Hernández —especialista bem como em sociologia da velhice— defende que o desenvolvimento desses casamentos não se conhece sem a normalização do divórcio.
Uma de cada 20 casamentos, pelo menos, tem um namorado maior de sessenta anos. Há dez anos, era um casamento de cada cinquenta e sete Os divórcios têm aumentado nos últimos dez anos, de modo considerável (de 42.000 a 104.000), todavia o tema bem como auxílio a esclarecer o furor dos casamentos tardios.
Portugal é um estado cujos habitantes são cada vez maiores. E, em 2013, chegou-se a esperança de existência mais elevada da série e o documentário. Um homem de 60 anos que tem pela frente, em média, 20 anos a mais de vida. E as senhoras, mais: 25,seis anos.
de Acordo com os sociólogos, o alongamento da existência transformou o conceito de cima, em fração, pelo entusiasmo com que a população exalta os valores associados à juventude. Hernandez, “e que a esperança de vida que temos pela frente é cada vez é mais alta”, fatores que contribuem pro aumento dos compromissos de convivência formais, explica o sociólogo.
Em 2013 se casaram 5.775 noivos maiores de sessenta anos. As noivas de tua idade, foram pouco mais da metade, 2.790. “Parece como se a nação indujera mais os homens para o casamento”, opina o professor Hernandez. Ver o estado civil anterior ao último casamento, a estatística se deduz que está caindo o percentual de viúvos e viúvas que repetem votos, contudo aumenta significativamente os divorciados e divorciadas.
- Nenê, criança: piá, criança
- Verônica Cardá “bailarina”
- 4 Flávio Josefo
- três Na Argentina
- I’m yours – Jason Mraz
Hernandez. O professor é de forma especial célebre que do total de homens divorciados que voltam a casar o 12,88% já sejam maiores de 60 anos. Que o percentual de viúvas que voltam a se casar seja o pequeno de todos tem a descrição possível de uma lei que retira a pensão de viuvez pras mulheres que voltam a casar. Mas isto não é sempre que é deste modo.
Existe a ressalva de que as núpcias sejam com outro sexagenario de escassos recursos económicos. Pepe (62) e Hermi (50) cumprem dentro de alguns dias (29 de setembro) 2 anos de casados. A decisão foi pensada”, visto que ambos tinham sido casados antecipadamente e “você prontamente domina o que é um casamento, com os seus prós e contras”, diz Pepe. Assim, neste segundo sim eu aspiro é “outra fase que vive com a visão que lhe dão os anos”.
Este granadino não é estranha do acréscimo de casamentos de pessoas acima de sessenta anos. A modificação de mentalidade da população também possui influenciado, pensa, para que os casais de sua geração se animam a comparecer ao altar. Seu cotidiano não mudou nada de viver em casal, a assinar um papel. Hoje, 2 anos depois, “e com os altos e baixos próprios de toda a conexão” continuam a reflexionar que correspondeu ao trocar seus anéis.