A Viagem De Estudos De Julián Marías

E o certo é que foram justamente aqueles meses do curso Em redor a Galileu, quando deu a claridade verde para a idéia do cruzeiro. Meses de abundante e feliz agitação porque as gestões encontravam uma extraordinária acolhimento institucional e os problemas são disolvían como azucarillos no café.

o que é que o Governo republicano não lhe doía roupas na hora de equipar-se com a transferência da Faculdade para a Cidade Universitária da superior importância possível, financiando boa fração da viagem a partir de um vasto programa de bolsas de estudo.

Quem pôde se pagou a viagem e até mesmo alguns professores fizeram contribuições financeiras a fundo perdido pra desafiar teu custo elevado. O livro que nos ocupa, Notas de uma viagem ao Oriente, colete total o jornal, com as cartas familiares escritas ou recebidas por ele no decorrer da viagem e um sólido sistema de notas cuja leitura é imprescindível.

Em conjunto, complementa um volume anterior, similarmente excelente, publicado em 1996 (O sonho de uma criação, escrito por F. Graça e J. M. Fullola, que prontamente recolhia os diários de J. Vicens Vives, G. Caju Moya e E. Gijón). Os editores do diário de Marias (Daniel Marias e Fco. Ortega. Nunca uma viagem esteve tão bem documentado e de tantas experctativas. O interesse do texto é indiscutível como egodocumento atado a uma experiência acadêmica insólita e como peça chave de um aprendizado intelectual.

  • Módulo III: Combate e Extinção de Incêndios
  • 7 O rompimento
  • Joseba Egibar vê como única alternativa de um pacto entre o PSOE e Podemos, mas parece muito distanciado
  • Fórmula para impedir o veto de Rajoy

Não há mais do que admirar e de como um jovem de dezoito anos (cumpre dezenove ao longo da viagem) observa os cenários com tanta penetração intelectual. Um exemplo podes ser a chegada a Jerusalém, onde se recolhe a decepção que todos sentiram: “Uma cidade necessitado, desalegre e velha, que chora duas mortes.

O judeu diante da falta de tua pátria e de teu templo, afundado; o cristão, retornado a Deus, perdido nas alturas”. Não estamos, no entanto, diante um diário para o uso, visto que o seu mal contém referências pessoais, e não há datas.

E, nesse sentido, é muito distinto de seus companheiros de aventura (penso que o Carlos, do Real ou de Vicens Vives); seu tipo é menos montado, mais sério. É um texto escrito com vontade de tipo e, mesmo não está isento de uma certa rigidez, encontra-se mais próximo ao exercício filosófico, à pesquisa de uma verdade mística que a expressão franca de algumas vivências.

Por todo o caso, apresenta fé de um universo, de uma criatura de razão. Embarcaram em junho de 1933, um grupo de biólogos, arquitetos, cientistas, professores, em benefício de um perfeito. Quem poderia raciocinar, em vista disso, que 3 anos depois, a ousadia e a crueldade apagarían de uma só vez aquele questão de claridade?

↑ “What will your children learn”. ↑ Escritório Nacional de Estatísticas (2004). “Ethnicity: 7.9% from a non-White ethnic group”. ↑ Alan Travis (2008). “Ageing Britain: Pensioners outnumber under-16s for first time”. The Guardian (em inglês). ↑ a b instituto Nacional de Estatística (2005). “Population: UK population grows to 59.Seis million”.