�Lhe foi atônito com a polêmica? O júri, de um enorme vigor, era formado por arquitetos especialistas e de reconhecido prestígio internacional. As polêmicas são boas desde que sejam construtivas. A polêmica na polêmica, se volta contra e acaba resultando em contra da cidadania e da cidade. Gera desequilíbrio, falta de firmeza e insegurança. De todas maneiras, quarenta e cinco milhões de euros nestes tempos parece caro.
A crise não precisa nos fazer perder as probabilidades de futuro. Átrio da Alhambra’ representa uma aposta pela Alhambra do século XXI. Falar de 45 milhões em abstrato, podes parecer muito ou insuficiente. Há que contextualizar esse investimento. Quase triplicam os 45 do ‘Átrio’. Mas continua soando muito. Bale custou ao Real Madrid 100 milhões, o dobro do que vai valer ‘Átrio’, e isso não escandaliza ninguém. Isto como podes ser?
Um investimento em Patrimônio universal como o Alhambra, deve ser uma aposta efetiva e comprovada que irá gerar riqueza e emprego para a cidade. Consta-Me que a direção do Patronato trata de adquirir financiamento que a Comissão Europeia destina-se a estas iniciativas.
Pois a pergunta é: Será que o podia ter feito, ao menos? Foi feito de acordo com as necessidades que o concurso havia anunciado, uma aposta não a cinco ou 10 anos. Um programa de necessidades que o conselho de Administração, seus assessores e técnicos, haviam estudado a consciência sobre isto as dificuldades e carências que fornece o espaço de recepção de visitantes atual. Não é somente a construção de um edifício, mas também a urbanização total de 21.500 metros quadrados de um espaço muito desorganizado, em uma área sem definir, a partir dos atuais parques de estacionamento até a porta de entrada. Não é um prédio, é uma paisagem.
Lembrar que o atual estacionamento, que bem como adquiriu um prêmio internacional, foi objeto de polêmica na data, na década de noventa. Uma visão do monumento não através da mímesis. Você fala com critérios estéticos e culturais, todavia está qualificados como o de “centro comercial”. O que pensa no momento em que escuta termos bem?
- A lavagem basáltica de loivos casas da Rocha
- 1 Evolução da população
- especialização em Pedagogia Universitária
- 43 Modelo de Escritores
- Eram descendentes da mistura entre Jomon e imigrantes
- 047 hab. com certo a voto (vinte e sete vereadores)
Pois que em absoluto é verdade, que devemos ser mais sérios. Átrio’ é um projecto cultural de acolhimento e recepção de visitantes, que precisa de estar à altura deste espaço histórico. A Alhambra não é recinto, tem uma extensão universal. Siza é o mestre em existência mais reconhecido que existe no universo da arquitetura, com uma liberdade enorme.
Afirmações como essa não precisam ser leve, em razão de discordam ao júri e aos arquitetos que atuaram no projeto, como este os cidadãos que pensamos que uma cidade melhor é possível. Mas um dos negócios atuais poderá denunciar, legitimamente, uma competição ocorrida.