Seda (título original em italiano: Cogumelo) é um romance do escritor italiano Alessandro Baricco, publicada pela primeira vez em 1996. Foi um enorme sucesso editorial e foi traduzido para abundantes idiomas. Com ligação ao estilo, e de acordo com Mario Vargas Llosa, o romance destaca-se por teu laconismo e sutileza; retém uma linguagem concisa, que lembra uma fábula oriental.
O diretor francês François Girard rolou em 2007, uma adaptação pro cinema ante o título de Silk. Foi lançado no ano seguinte, em Portugal, como Seda e no México, como um Retrato de afeto. Trata-Se de uma novela: nenhum de seus episódios sobrepujar as 3 páginas. Destaca-Se por teu ritmo e tuas sutis composições. As especificações das práticas de Japão correspondem ao assistir ocidental, que encontra na sua elegância e o teu mistério uma fonte de espanto. Por aqui tudo está reduzido ao osso, essencial, aéreo.
Seda é uma belíssima história de amor, disfarçado de livro de viagens. Hervé Joncour, o viajante, não é o palpável personagem, por que esta é a história de três mulheres que manifestam o seu carinho em um gesto, que se transforma em metáfora de cada uma de suas vidas. Seda é um perfeito livro de viagens, disfarçado de uma história de afeto.
Alessandro Baricco, nos conta a viagem como uma cena estática, que utiliza pra gerar o sentimento de distância, de afastamento das raízes. O trânsito não importa, pelo motivo de esta é a história de mais uma viagem, uma viagem interior de Hervé Joncour, que como muitos nômades, acaba encontrando uma certa paz em seu jardim. Seda não é uma história, é uma galeria em que o autor postou os retratos de seus protagonistas. São telas com poucas no entanto úteis pinceladas, que recriam um mundo irreal e mágico habitado por seres mais parelhos com heróis mitológicos que a burgueses do desfecho do Século XIX.
Seda talvez nem ao menos seja um livro, e se trate de um complexo “Kanji, ou ideograma chinês, que Alessandro Baricco se vê muito obrigado a inventar, pra ceder nome a essa melancolia que produz a vida quando passa. Podes utilizar uma tabela interminável de adjetivos “kitsch”, pra qualificar essa passageiro história de Francisco Baricco, no entanto, só vou narrar que o livro de Baricco não tem que ser lido, mas sim olhar. Sim, observar com os mesmos olhos que nós poderíamos observar um quadro ou uma escultura.
- Dois História 2.Um Criação (1983-1985)
- 3 Lolita Over The Top
- 9 9. Escova de olhos plano
- Jeff Bhasker: baixo, teclado, piano, elaboração, programação e apoio vocal
Quem sabe devêssemos mesmo analisá-lo com as mesmas ferramentas que nos dá a arte, cor, constituição, etc., Seda é um exercício de preciosidade literária, uma jóia no sentido mais estrito da expressão, com brilhos cegadores, brilhos refulgentes e um valor incontável.
Colocá da planta medicinal, semente, flor ou fruto escolhida no recipiente maior com água. Colocá por cima, o coador e, acima de coador, a vasilha mais anão. Colocá grande do primeiro recipiente em cima de modo invertida. Coloque a tigela em fogo vagaroso e esperá a ferver.
Ao evaporar a água, acabar com a tampa e cairá no recipiente anão. Pra impossibilitar que o vapor escape, você poderá pôr gelo sobre a tampa. Uma vez terminado, apagá o incêndio e retirá a tampa. A vasilha anão conterá o hídrolato que tiveste. Pra soltar o hídrolato do óleo essencial, precisa utilizar um decantador.